segunda-feira, 28 de março de 2011

Exercícios - Revolução Francesa

Oi pessoal ,
Conforme prometi postei os exercícios, vale lembrar que cada de vocês devem ter uma cópia no caderno.
Não se esqueçam  de fazerem comentários... se não vou achar que ninguém acessou.

Até mais.

Exercícios - Revolução Francesa

 
Exercícios para os oitavos anos  A,B,C,D,E,F,G,H,I

1- De acordo com as fases da Revolução defina:

A - Convenção Nacional

B – Diretório

C – Consulado

D - Assembleia Nacional


2-Responda
A - Como estava dividida a Convenção Nacional?

B - Explique as principais diferenças entre jacobinos e girondinos.

C-O que foi o golpe “9 de Termidor?

D - Como ficou conhecido o golpe que pôs fim ao diretório e implantou o consulado?

E - Cite duas características principais do governo exercido por Napoleão Bonaparte.

F - Explique o principal motivo que levou a burguesia a apoiar o golpe de “18 Brumário”.

G-O que foi o período do Terror durante a Convenção Nacional?

3-Assinale V para as afirmativas corretas ou F para as falsas. 
A-(   ) Para tentar resolver os problemas econômicos da França, o rei Luís XVI convocou a Assembléia dos Estados Gerais:

B-(   ) Esta assembléia reunia membros dos três estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero também pagar impostos. A votação poderia ocorrer de duas maneiras: por estado ou por cabeça.

C-(   ) A votação por estado, ou seja, um voto por estado, agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decisões. Eram dois votos contra um.

D-(  ) Já a votação por cabeça, considerando a decisão individual na assembléia, agradava ao povo, isto porque, sendo maioria, garantiria a vitória dos seus interesses.

E-(   ) Ocorrida de 1789 a 1791, a Assembléia Nacional Constituinte foi aberta com o objetivo de criar uma constituição na França.

F-(   ) Foi criada também a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que defendia o direito à liberdade e à igualdade jurídica.

G-(   ) Outras mudanças que ocorreram foi a abolição do regime feudal, da sociedade estamental e a separação entre Igreja e Estado.

H-(   )Na prática, a maior parte destas reformas vinham ao encontro dos interesses da alta burguesia, que tentava, com êxito, eliminar os vestígios do Antigo Regime na França.

4-(UFSM-RS) O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, representou:
A-  (   ) A afirmação das idéias revolucionárias da burguesia;
B- (   ) O renascer do pensamento clássico greco-romano;
C- (   ) A revolução ideológica da nobreza;
D- (   ) A expansão do pensamento religioso protestante;
E-  (   )O fortalecimento do Estado absolutista.

5- (UFMG) Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.

A-(  ) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
B-(  )  Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
C-(  ) Idéia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
D-(  ) Idéia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.

6-Observe a imagem abaixo com atenção:


HISTOIRE: une terre, des hommes.França: Magnard.

A caricatura acima mostra a situação das camadas sociais na sociedade francesa de antes da Revolução de 1789.

A) Que grupos e que relações sociais estão representados na caricatura?

B) Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes?

C-Que classe social liderou a Revolução e que transformações ocorreram no período mais radical do processo revolucionário?



7-Leia os dois textos seguintes e responda.
  
  "Em todos os lugares havia calma. Nenhum movimento, nem temor ou aparência de movimento no Reino havia que pudessem interromper ou se opor aos meus projetos." (Memórias de Luís XIV para o ano de 1661.)

  "Para nos mantermos livres, cumpre-nos ficar incessantemente em guarda contra os que governam: a excessiva tranqüilidade dos povos é sempre o pregoeiro de sua servidão." (J. P. Marat. As cadeias da escravidão, 1774.)

A) A que regime político predominante na Idade Moderna européia os dois textos, de formas diferentes, se referem?

  B) O texto de Marat apresenta uma noção de cidadania elaborada pela reflexão política do Século das Luzes. De que forma a Revolução Francesa do século XVIII foi a expressão desta nova concepção política?

(Ufv 2004) Na noite de 14 de julho de 1789, em Paris, Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha e da deserção das tropas reais frente ao ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é breve e revelador. O rei, segundo consta, exclamou:
"Isto é uma revolta"; e Liancourt corrigiu-o: "Não, Senhor, isto é uma revolução".
(Adaptado de: ARENDT, Hannah. "Da Revolução". São Paulo: Ática; Brasília: Editora da UNB,1988, p.38.)

Com base nesse diálogo e nos seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, responda:
O que a tomada da bastilha representou para os franceses durante a Revolução?