segunda-feira, 28 de março de 2011

Exercícios - Revolução Francesa

 
Exercícios para os oitavos anos  A,B,C,D,E,F,G,H,I

1- De acordo com as fases da Revolução defina:

A - Convenção Nacional

B – Diretório

C – Consulado

D - Assembleia Nacional


2-Responda
A - Como estava dividida a Convenção Nacional?

B - Explique as principais diferenças entre jacobinos e girondinos.

C-O que foi o golpe “9 de Termidor?

D - Como ficou conhecido o golpe que pôs fim ao diretório e implantou o consulado?

E - Cite duas características principais do governo exercido por Napoleão Bonaparte.

F - Explique o principal motivo que levou a burguesia a apoiar o golpe de “18 Brumário”.

G-O que foi o período do Terror durante a Convenção Nacional?

3-Assinale V para as afirmativas corretas ou F para as falsas. 
A-(   ) Para tentar resolver os problemas econômicos da França, o rei Luís XVI convocou a Assembléia dos Estados Gerais:

B-(   ) Esta assembléia reunia membros dos três estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero também pagar impostos. A votação poderia ocorrer de duas maneiras: por estado ou por cabeça.

C-(   ) A votação por estado, ou seja, um voto por estado, agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decisões. Eram dois votos contra um.

D-(  ) Já a votação por cabeça, considerando a decisão individual na assembléia, agradava ao povo, isto porque, sendo maioria, garantiria a vitória dos seus interesses.

E-(   ) Ocorrida de 1789 a 1791, a Assembléia Nacional Constituinte foi aberta com o objetivo de criar uma constituição na França.

F-(   ) Foi criada também a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que defendia o direito à liberdade e à igualdade jurídica.

G-(   ) Outras mudanças que ocorreram foi a abolição do regime feudal, da sociedade estamental e a separação entre Igreja e Estado.

H-(   )Na prática, a maior parte destas reformas vinham ao encontro dos interesses da alta burguesia, que tentava, com êxito, eliminar os vestígios do Antigo Regime na França.

4-(UFSM-RS) O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, representou:
A-  (   ) A afirmação das idéias revolucionárias da burguesia;
B- (   ) O renascer do pensamento clássico greco-romano;
C- (   ) A revolução ideológica da nobreza;
D- (   ) A expansão do pensamento religioso protestante;
E-  (   )O fortalecimento do Estado absolutista.

5- (UFMG) Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.

A-(  ) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
B-(  )  Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
C-(  ) Idéia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
D-(  ) Idéia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.

6-Observe a imagem abaixo com atenção:


HISTOIRE: une terre, des hommes.França: Magnard.

A caricatura acima mostra a situação das camadas sociais na sociedade francesa de antes da Revolução de 1789.

A) Que grupos e que relações sociais estão representados na caricatura?

B) Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes?

C-Que classe social liderou a Revolução e que transformações ocorreram no período mais radical do processo revolucionário?



7-Leia os dois textos seguintes e responda.
  
  "Em todos os lugares havia calma. Nenhum movimento, nem temor ou aparência de movimento no Reino havia que pudessem interromper ou se opor aos meus projetos." (Memórias de Luís XIV para o ano de 1661.)

  "Para nos mantermos livres, cumpre-nos ficar incessantemente em guarda contra os que governam: a excessiva tranqüilidade dos povos é sempre o pregoeiro de sua servidão." (J. P. Marat. As cadeias da escravidão, 1774.)

A) A que regime político predominante na Idade Moderna européia os dois textos, de formas diferentes, se referem?

  B) O texto de Marat apresenta uma noção de cidadania elaborada pela reflexão política do Século das Luzes. De que forma a Revolução Francesa do século XVIII foi a expressão desta nova concepção política?

(Ufv 2004) Na noite de 14 de julho de 1789, em Paris, Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha e da deserção das tropas reais frente ao ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é breve e revelador. O rei, segundo consta, exclamou:
"Isto é uma revolta"; e Liancourt corrigiu-o: "Não, Senhor, isto é uma revolução".
(Adaptado de: ARENDT, Hannah. "Da Revolução". São Paulo: Ática; Brasília: Editora da UNB,1988, p.38.)

Com base nesse diálogo e nos seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, responda:
O que a tomada da bastilha representou para os franceses durante a Revolução?



23 comentários:

Amanda 8°A disse...

Valeu pro gostei q usou o blog!!!!!!!!
Amanda 8°a

Anônimo disse...

Pro
Gostei q usou o blog
Amanda 8°A

Anônimo disse...

Valeu Prô
Gostei q usou o blog
Bj
Amanda

Anônimo disse...

Eu consegui imprimir
André Cardoso 8ºB sala 10

Anônimo disse...

ae....prof ja tenho os exercicios....

Anônimo disse...

gostei prô é mais ou menos pois to sem tinta na impressora e tive que copiar + valeu!

ingrid beajoni 8°G

Anônimo disse...

valeu pro eu gostei mais ou menos pois to sem tinta na impressora e tive que copiar + valeu ;D

até mais bjsss
ingrid beajoni 8°G

Natally disse...

Eu ja imprimi Natally 8ºB :D

Natally Cavalheri disse...

Ja peguei pro Natally 8ºB

Anônimo disse...

Pegueei pro adorei o blog ^^
Beatriz Barbosa nº3 8ºB

henrique disse...

muito bom a ideia do blog!por enquanto irei responder as questões 1,2e3:
2)a)???
b)???
c)???
d)???
e)???
f)???
g)???
1)d,a,b e c.
3)a)f
b)f
c)v
d)v
e)v
f)f
g)v
h)v

Ingrid disse...

valeu prof ja tenho os exercícios
Ingrid Falcao 8ºG

Rúbia Brunele disse...

Rúbia 8°I
Proo é muito exercicio ): , mais vou fazer legal seu blog prof (:

Thiago disse...

Iae Pro
Gostei Muito Desse Blog Ve Se Posta Sempre
Thiago 8°C

Gabriela Pizzi disse...

Gabriela Pizzi 8°G
Proo peguei os exercicios faz um tempinho mais só agora consegui te deichar o comentario tirei xerox para:
---------------""------------------
Ingrid Beajoni 8ºG
André Sousa 8ºG
Rafaellý 8ºG
Brenno 8ºG
Talia 8ºG

Anônimo disse...

Gostei do blog vitoria 8c

@feemagnarello_ disse...

MTOO EXERCÍCIO :S
JA PEGUEI ELES PROF.
FELIPE 8ºI

Maryana disse...

Peguei os exercícios :D
Maryana 8°I

BRUNO BUENO CUNHA disse...

PROFESSORA, COPIEI

BRUNO 8º E

Prof.Daniely disse...

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pro
tudo bem com vc????????????
eu consegui pegar os exercicios
poste para mim esse comentario no seu blog que eu nao consegui

tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

henrique 8c
bjkssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CAIO Santos (..C.S..) disse...

AI PROF É OH CAIO DO 8ºI TÁ VENDO EU IAH PROCURA AQUI A REVOLUÇÃO FRANCESA E OLHA OQUE EU ACHEI SE BLOG KKKKMTO LEGAL......

Anônimo disse...

Salve Rapa. Wellington Silva 8ºE

Prof.Daniely disse...

Caio, engraçadinho...o mais importante é que vc pegou os exercícios.